Pão integral - o perigo do industrializado. Prefira o Caseiro!

Oi, Pessoal

Vi uma reportagem muito interessante no site Saúde IG sobre o Pão Integral Industrializado.

Segundo a reportagem, o pão integral industrializado é pior que o pão branco.


 Achei curioso, pois sempre ouvi o contrário.

Mas o problema realmente é no grão integral, que possui alguns "antinutrientes" que, no caso da produção industrial, não são neutralizados e prejudicam a absorção de vitaminas, minerais e proteínas pelo corpo.

Muitos optam por este tipo de pão exatamente por acharem serem melhores para a saúde... mas daí li a parte legal da reportagem. A produção caseira, feita sem fermento industrializado, neutraliza estes antinutrientes, gerando um pão realmente adequado.

Ou seja, são os pães com fermentação natural (também chamados de pasta madre ou levain). E amei saber disto. Quem acompanha meu blog sabe que comecei a minha saga para aprender a fazer este tipo de pão em outubro de 2014. Foi uma aventura criar o fermento do zero, alimentar, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento até chegar a minha primeira fornada.

Este tipo de pão tem um aroma indescritível de tão bom! Você vai aprendendo como cuidar do seu fermento e aprende que fatores diversos podem alterar a textura e sabor do pão e vai adaptando conforme seu gosto.


Eu realmente estou apaixonada por este tipo de pão e muito dificilmente como qualquer outro. Apesar de aparentemente ser mais pesado (ele é muito parecido com os chamados Pães Italianos, casca grossa, miolo denso, sabor levemente azedinho) a digestão dele é muito melhor.

Meu Levian (nome que dei a meu fermento natural - afinal, ele é um ser vivo, que precisa ser alimentado periodicamente) está com 5 meses! Já produziu pães maravilhosos, ontem mesmo fiz mais uma fornada, acrescentando além de farinha integral, um pouco de farinha de milho.


Cabe ressaltar que também uso farinha branca, pois se não, ele fica muito massudo, mas sempre com minha percentagem de outras farinhas.

E minha especialidade, é o pão assado na panela! Uma delícia.



Quem quiser conhecer a minha saga, desde a criação do fermento até belas fornadas, acesse aqui. É um post com um resumo e links para demais postagens. E dicas para quem quiser se aventurar por esta delícia e fazer seu próprio pão integral, tipo italiano.

Para quem quer ler a reportagem completa do IG - acesse Saúde IG.

Já minha próxima postagem sobre este tema, será sobre minhas experimentações de congelar o fermento natural e verificar como ele reage no descongelamento e se dará bons pães.


Então até o próximo post!

Grande Beijo

Sonia
Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática
Quer receber automaticamente minhas postagens?  Cadastre seu email aqui! ou no canto direito superior do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...