O que fazer com o descarte do seu Fermento Natural - fazendo salgadinhos!

“Meu Levian 17” - Receita para reaproveitar o descarte do Fermento Natural
Idade do meu fermento: 42 dias



No meu post anterior (“Meu Levian 16” - Como refrescar e deixar forte seu Fermento Natural) publiquei várias fotos com o processo de refrescar o fermento.

Com o fermento integral bem forte, fiz um novo pão, mas sem usar a panela (se não viu meu post sobre o processo de assar pão na panela, clique aqui).

Usei a mesma receita. Desta vez assei em uma assadeira um pouco menor para verificar o que isto influencia no crescimento e crocância do pão.

Nas fotos abaixo as etapas de crescimento, corte, forno e esfriamento (cuidado especial para ficar em uma superfície vazada e evitar umidade na base do pão).

Veja também uma foto do meu dispositivo para cortar o pão (e não cortar meus dedos!!!).

Neste mesmo dia testei uma receita de reaproveitamento do descarte do fermento (aquela parte que descartamos quando refrescamos o fermento).

Esta receita é de um petisco salgado, crocante e muito gostoso. Eu chamo de palitinhos, mas o termo “técnico” seria Grissinis.

A minha receita (um pouco adaptada) é:
200 gramas de fermento natural
1 colher rasa de sopa de sal
2 colheres de azeite
100 gramas de farinha (ou até dar o ponto de não grudar nas mãos)
2 colheres de tempero caseiro (depois publico esta receita).

Na receita original menciona colocar 30 gramas de água, mas isto depende da umidade do seu fermento e, no meu caso, o tempero caseiro, que é feito com cebolas, alho, cheiro verde, manjericão e azeite, ou seja, também é úmido.

Coloque o fermento em uma tigela e adicione os demais ingredientes até ficar bem homogêneo. Não precisa sovar muito e nem precisa deixar crescer. Pré-aqueça o forno a 200ºC e enquanto isto modele rolinhos com diâmetros de 1 a 1,5 cm. Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve para assar até ficar dourado.
 


Minha sugestão - cuidado para não dourar demais, pois se não fica muito duro depois que esfria. Desligue o forno enquanto ele estiver levemente macio, pois o processo ainda continua como acontece com o pão. Também não coloque mais fermento natural, pois pode ficar muito azedo.

Os meus não ficaram muito bonitos, mas gostei muito do gosto. Vale a pena fazer e testar proporções para encontrar a sua receita ideal.

Deixo um link do vídeo de onde peguei a receita. Recomendo assistir pois é muito legal!



No próximo post voltarei a escrever sobre o Pão Francês Caseiro.

Até lá.
  Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural" e sobre "Pão Francês Caseiro"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...