“Meu Levian 19” - Fermento Natural: Diferença entre refrescar com Farinha Branca e Farinha Integral

“Meu Levian 19” - Fermento Natural: Diferença Farinha Branca e Farinha Integral
Idade do meu fermento: 59 dias
Tempo na Geladeira (sem alimentação): 9 dias

Estou publicando aqui minha experiência com a produção de pão com fermentação natural. Hoje compartilharei sobre as diferenças entre os resultados encontrados ao refrescar meus fermentos com farinha branca e com farinha integral.

Meus fermentos ficaram armazenados na minha geladeira por 9 dias, desde a última vez que fiz pão (post 18) e os refresquei considerando a proporção 1 xícara de levain +2 xícaras de água + 3 xícaras de farinha.

Li em vários sites que com o tempo a gente aprende qual o melhor modo de alimentar o fermento, fazendo com que ele dure bastante na geladeira sem perder sua eficiência.

Neste dia, quando meus fermentos estavam quase completando 2 meses de vida, percebi que estava chegando lá!. Mas como sou curiosa, resolvi experimentar outra proporção na alimentação e analisar a reação. Até porque tinha acabado de adquirir minha balança digital e queria pesar tudo!!!

Então retirei tanto meu Levian Integral como meu Levian Branco, separei 100 gramas de cada (o descarte coloquei em potes e guardei no congelador para fazer novos Grissinis) e os alimentei com 100 ml de agua e 200 gramas de cada farinha. Ficaram bem consistentes, como uma massa de pão, mas após 8 horas cresceram bem.


Engraçado que a alimentação foi igual, mas a consistência dos fermentos ficam bem diferentes.


Pela foto não sei se dá para perceber, mas o fermento alimentado com farinha branca fica grudento, e o com farinha integral mais aerado (desta vez eu usei menos água e queria ver o resultado com a mistura mais densa no pão).

Para a geladeira levei 100% do Levian Branco e parte do Levian Integral, já que iria fazer um novo pão.


Outra diferença notada é que a partir de algumas horas os fermentos continuam reagindo dentro da geladeira, o Levian Branco reage muito mais que o Integral.

No próximo post sobre pães, publicarei fotos do meu pão assado na panela, com especial atenção ao segundo crescimento.

Até lá

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural" e sobre "Pão Francês Caseiro"
E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

3 comentários:

  1. Perdão pela intromissão mas você tirou 100 gramas de cada e acrescentou 300 gramas (100 de água e 200 de farinha)? Quando os usou depois desta alimentação o resultado foi o mesmo que obtinha anteriormente? Você usa o levain de integral para fazer pão com farinha branca? Se não acha que pode ser usado? Para fazer os grissinis não precisa, o levain, estar à temperatura ambiente ou pode estar gelado? Me desculpe pelo abuso mas estou começando e tentando entender. Obrigado desde já. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leo
      Vamos por partes:
      1.Para alimentar o fermento e deixá-lo forte, considere usar a proporção aproximada de 1 parte de fermento, 1 parte de água e 2 de farinha. Aguardar em torno de 8 horas para ele crescer bem.
      2. Depende da temperatura ambiente. O resultado é o mesmo, apenas que quando está muito quente, o fermento reage mais rápido.
      3. Sim, pode usar o levain integral para fazer pão com farinha branca, é o que eu sempre faço, pois acho que meu levain se alimenta melhor com farinha integral.
      4. Grissini - melhor em temperatura ambiente.

      E pode me enviar suas dúvidas, sem problemas.

      Abr

      Excluir

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...