"Meu Levian 18" - Fermento Natural com 50 dias de vida! Firme e Forte! Pães Caseiros Deliciosos!

“Meu Levian 18” - Refrescando o Fermento e Novas Fornadas de Pães Caseiros
Idade do meu fermento: 50 dias

Já fazem 50 dias desde que eu comecei a produção de meu fermento natural. Ainda estou aprendendo a lidar com ele, mas já afirmo que o resultado tem sido maravilhoso! Então mais um post para compartilhar com vocês o quão gostoso é produzir seu próprio pão, ou pães, como no meu caso.

Meus fermentos ficaram armazenados na minha geladeira por 8 dias, desde a última vez que fiz pão (post 17) e os refresquei.
Estão durando bem, e gerando pouca água:


Refresquei de noite para usar no dia posterior e fazer mais um gostoso pão.

Para os dois fermentos (tanto o meu fermento integral como o branco) considerei a proporção de1 xícara de fermento + 2 xícaras de água + 3 xícaras da respectiva farinha. Cobri as tigelas com um pano, guardei um no forno e outro no micro-ondas e deixei crescer por 8 horas:

Separei o meu Levian Integral (fotos a esquerda) em duas partes, uma para voltar para a geladeira e outra para fazer pão. Separei também meu Levian Branco (foto a direita) também em duas partes, uma para guardar na geladeira e outra para fazer pizza (depois publico um post sbre esta experiência).

Meu Pain au Levain foi feito da mesma forma que os anteriores. Assado na panela e com resultado simplesmente maravilhoso!!! Abaixo uma foto da massa logo que terminei de sovar. Linda e firme!!!



Também neste dia fiz pão francês. 
Abaixo, as fotos com a massa pronta para iniciar o crescimento (coloquei um pouco de farinha integral), modelada em filões e após assada.

 

É uma delicia comer um pão caseiro, principalmente quando foi você que fez!

Eu estou adorando a experiência, por isto gosto de compartilhar com vocês, quem sabe inspiro alguém a se aventurar neste mundo maravilhoso da panificação caseira!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado.

 
Clique no link para acompanhar todas as publicações sobre "Levain - Fermentação Natural" e sobre "Pão Francês Caseiro"

E caso queira receber automaticamente minhas postagens, cadastre seu email aqui! Ou no canto direito superior do meu blog!

Um super beijo a todas e até o próximo post.

Sonia

Meus blogs:
*Entre dicas e delícias*- dicas de moda, artesanato, esmaltes, comportamento e receitas deliciosas.
*Anratí Bijoux* - Bijuterias Artesanais através da vitrine virtual ou pelo meu blog. Assista ao vídeo
*Estudo Personalizado* - aulas particulares de Piano & Teclado, Acompanhamento Escolar e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita.
Deixe seus comentários ou dúvidas! Eles serão lidos com muito carinho e contribuirão para melhorar cada vez mais este blog. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...